A novidade traz toda a atenção para os chamados bons motoristas: a partir de setembro de 2022 será possível aos estados e municípios concederem descontos aos condutores que não tiverem registros de infração nos últimos 12 meses.
A notícia é boa, mas ainda levanta certas dúvidas, que vamos esclarecer para você ao longo do texto.
O que é o “cadastro de bons motoristas”?
Esse novo tipo de cadastro positivo de motoristas é regulamentado desde julho pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito — e passa a valer em setembro de 2022. Através da nova medida, estados e municípios poderão conceder benefícios aos condutores que estiverem livres de infrações, de pontuações apresentadas no artigo 259 do Código de Trânsito Brasileiro, nos últimos 12 meses.
O RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), como é chamado, faz parte do mesmo pacote de alterações da lei de trânsito, que também trouxe mudanças na CNH a partir de 2022.
O que diz o artigo 259 do Código de Trânsito Brasileiro?
O referido artigo 259 do CTB estabelece a pontuação para cada tipo de infração de trânsito conforme a gravidade.
Infrações gravíssimas garantem ao condutor 7 (sete) pontos na carteira, infrações graves, 5 (cinco) pontos, infrações consideradas médias, 4 (quatro) pontos, e as infrações leves garantem ao condutor 3 (três) pontos.
Vale lembrar que, o limite de pontos para suspensão da CNH passou de 20 para até 40 pontos, e o documento agora tem validade de até 10 anos.
Quais os benefícios para motoristas sem multa na CNH?
Com esse cadastro, será possível aos motoristas cadastrados receber descontos em:
- Taxas e tributos;
- Tarifas de pedágio;
- Contratação de Seguros;
- Estacionamentos e locação de veículos.
Essas são apenas algumas das opções de benesses das quais o condutor poderá usufruir por fazer parte desse cadastro de motoristas sem infrações. As vantagens, no entanto, podem variar conforme a legislação específica de cada estado.
Como se beneficiar do cadastro de bons motoristas?
Para aproveitar os benefícios fiscais ou tarifários, o motorista deverá se cadastrar no RNPC, que serão concedidos pelos órgãos estaduais, municipais ou distritais.
O cadastro será realizado mediante autorização expressa, seja por aplicativo de celular, site ou outro meio eletrônico regulamentado pelo Contran. Se o condutor não possuir nenhuma infração nos últimos 12 meses, o cadastro será autorizado, independente de confirmação por parte da autoridade responsável.
O condutor ainda pode recorrer das multas de trânsito e conseguir a anulação. Com isso, volta a ser um motorista sem infrações e poderá se cadastrar no RNPC.
Se o cadastro de bom condutor estiver ativo, cuidado!
Você poderá ser excluído do registro de bons motoristas:
- Se cometer infração, nos termos da Resolução que regula o Registro Nacional Positivo de Condutores;
- Caso o cadastrado esteja cumprindo pena privativa de liberdade.
- Se a CNH estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias;
- Se tiver o direito de dirigir suspenso;
Além disso, o nome do condutor poderá ser retirado do cadastro positivo por solicitação do próprio motorista.
O condutor ainda pode recorrer das multas de trânsito e conseguir a anulação. Com isso, volta a ser um motorista sem infrações e poderá se cadastrar no RNPC, conheça a soluções da CNHCAR.