Muitas pessoas não sabem se é possível recorrer à multa com carro alugado ou não, afinal, essa questão é realmente confusa. Não se sabe quem é o verdadeiro responsável, e nem se é possível acabar se eximindo de pagar pela cobrança.
Contudo, estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas, para tornar as coisas muito mais claras. A Lei é bem clara quando estamos falando desses casos, por isso, a solução para esse problema pode ser muito mais prática do que você pode imaginar.
Em todo caso, para descobrir se você pode recorrer à multa com carro alugado, confira o artigo que preparamos!
Quem é o responsável pela multa?
Antes de falarmos se pode ou não recorrer à multa com carro alugado, vamos entender quem é o responsável pela infração. Muitos não sabem se o motorista é quem deve se responsabilizar, ou se é a empresa que autorizou a locação do veículo.
Contudo, já te informamos logo que a responsabilidade total é do locatário, e não da locadora. Em outras palavras, podemos dizer que é você quem irá pagar pela multa, e não a empresa que alugou o automóvel.
Isso, em muitos casos, é estabelecido em contrato, onde também podem conter informações sobre outras pessoas dirigirem. No próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre a possibilidade de outro motorista ter tomado a multa.
É possível identificar o motorista?
Pode ser que você não esteja dirigindo o carro naquele momento, mas sim, uma pessoa que esteja te acompanhando. Nesses casos, é preciso identificar no contrato se é possível alegar que a responsabilidade, na verdade, não deve ser sua.
Em todo caso, se não existir essa possibilidade, você ainda pode tentar transferir a multa por meio do DETRAN. Isso torna o processo mais prático e evita maiores dores de cabeça no futuro, tanto com a locadora, quanto com o seu companheiro.
Em todo caso, se uma multa for cobrada, e não foi nenhum de vocês, mas sim, outro locatário, é preciso entrar em contato com a empresa. No contrato firmado, devem conter informações sobre os horários e dias em que o carro estava sob a sua responsabilidade.
E, ao provar que o automóvel não estava com você, é possível recorrer à multa sem grandes dificuldades. Porém, para isso, é necessário apresentar o contrato e verificar o horário e outras especificações da multa, como placa do automóvel, entre outros dados.
Posso recorrer multa de carro alugado?
Por fim, saiba que sim, é possível recorrer à multa com carro alugado, já que isso é um direito básico de todos. Essa prática está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, e você pode tentar retirar a cobrança do seu nome.
Em todo caso, o processo é dividido em três etapas, já que você faz a Defesa Prévia, e depois pode apresentar os seus recursos. Após isso, os órgãos públicos decidem se a cobrança é feita contra você ou a outra pessoa.
E se você quer contar com o suporte de especialistas do mercado quando recorrer à multa, não deixe de acessar o nosso site e conhecer nossos serviços!